No mesmo dia, ocorre o vencimento da segunda cota
do parcelamento com desconto de 6%

Terça-feira (28) é o último dia para antecipar o pagamento do IPVA 2023 com descontos que podem chegar a 24,8%. Em fevereiro, o governo estadual oferece ao motorista uma redução de 6% pela antecipação. Soma-se a isso os descontos de Bom Motorista (de até 15% para três anos sem infração de trânsito) e Bom Cidadão (de até 5% para quem possuir 150 ou mais notas fiscais com CPF emitidas no período entre 1º/11/2021 e 30/10/22).

Para os contribuintes que optaram pelo parcelamento, terça-feira (28/2) também é o último dia para pagar a segunda cota do tributo. O motorista que quitar a parcela dentro do prazo garante desconto de 6%. Já a terceira parcela, com desconto de 3%, vence no dia 31 de março. O ciclo do IPVA 2023 permite parcelamento em seis vezes ao contribuinte que aderiu ao fracionamento em janeiro.

IPVA2023 descontos

De acordo com balanço da Receita Estadual, 52% da frota tributável já estava quitada ou com a primeira parcela paga até o final de janeiro. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 6% no número de pagamentos e um incremento nominal de R$ 392 milhões na arrecadação. A adesão ao parcelamento também experimentou um crescimento em relação ao ano passado. Ao todo, 355 mil proprietários de veículos optaram pelo pagamento fracionado, o que corresponde a 9,2% da frota tributável.

Vale lembrar que o vencimento do IPVA 2023 ocorre em abril, conforme o número final da placa. Ocorre que, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, o governo estadual oferece condições atrativas para a antecipação à vista e no parcelamento do tributo.

Veja o calendário de vencimento do IPVA:

ipva vencimentos placas

Pagamento por Pix

A Receita Estadual adotou o Pix como mais uma forma de pagamento do tributo. Para utilizá-lo, basta o cidadão entrar no site ou no aplicativo do IPVA/RS e gerar o QR Code. No caso de parcelamento, deverá ser gerado um código a cada mês.

Para pagar presencialmente, basta ir até uma agência do Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob ou Banco do Brasil. Também é possível quitar o tributo usando os aplicativos desses bancos. Assim como nos anos anteriores, apresentando o código Renavan e a placa do carro, é possível pagar também as taxas de licenciamento e multas.

Saiba mais

Quem paga IPVA? todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2004, exceto os isentos em lei.

Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o código Renavan e a placa do carro. Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar? Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil. A opção por Pix também está disponível.

Alíquotas do IPVA no RS:

3% – Automóveis e camionetas
2% – Motocicletas
1% – Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.

Frota total do Estado 2022: 7.413.277
Frota pagante de IPVA: 53,8%
Frota isenta de IPVA: 46,2%

Para mais informações sobre o IPVA 2023, clique aqui.

Ascom Sefaz