Lançamento aconteceu no dia 16/2, em evento realizado no Salão Nobre da Prefeitura

Triunfo é um dos mais recentes municípios gaúchos a aderir ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. O lançamento aconteceu durante evento no dia 16 de fevereiro, no Salão Nobre da Prefeitura. De acordo com Helena Perinotti, gestora de Projetos do Sebrae RS Regional Metropolitana, durante os próximos dois anos o município vai desenvolver os quatro eixos principais do Programa: Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais e  Educação Empreendedora, além do eixo adicional Turismo.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roniel da Silva Viegas, o Programa chega para mudar a visão do empreendedor local e alavancar o desenvolvimento. “Os eixos funcionam como uma engrenagem, principalmente para nós, que somos uma cidade com muita história para contar e muito potencial turístico. O Programa será um suporte para alavancarmos nosso turismo, trazendo o dinheiro de fora para dentro do município, atraindo visitantes e fomentando o comércio local”, acredita Viegas.

Outro destaque, na visão do secretário, será o eixo Compras Governamentais. “Muitos empreendedores do município dizem: ‘licitação não é pra mim’. E eu digo: ‘é pra ti, sim’. Vamos orientar e mostrar a eles que podem participar das licitações,  fazendo o dinheiro do município ficar nas empresas do município”, ressalta. O secretário reforça ainda que o avanço da desburocratização – já iniciada no município – também vai favorecer as pequenas empresas locais e que a educação empreendedora sempre será uma  prioridade do governo. 

A solenidade de adesão ao Programa contou com a presença do prefeito Murilo Machado; do vice-prefeito Gaspar Martins dos Santos; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Roniel da Silva Viegas; do secretário de Compras, Daniel Pause da Paixão; do secretário adjunto da Educação, Guildo Hoppe; do assessor Gabinete Prefeito, Gabriel Schmidt; do gerente da Regional Metropolitana do Sebrae RS, Paulo Bruscato; da gestora do contrato e responsável pelo eixo Turismo, Lissandra Monza; da gestora de Projetos do Sebrae RS Regional Metropolitana, Maria Helena Perinotti da Silva; do vereador Beto Khun, representantes de entidades e empreendedores locais.

Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Fotos: Divulgação
Adriana Zottis
Moglia Comunicação Empresarial