O serviço de Fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a realização das triagens auditivas (Teste da Orelhinha) dos recém nascidos. Os exames estão sendo realizados mediante agendamento pela Fonoaudióloga Renata.

👂 Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém nascido tem problemas de audição. Esse exame deve ser realizado no primeiro mês de vida, preferencialmente nos primeiros dias, é um exame rápido e indolor, consiste na resposta da cóclea ao estímulo click apresentado, que se propaga até o conduto auditivo externo, sendo captada pelo equipamento. O exame é realizado enquanto o bebê dorme, para evitar algum tipo de desconforto, quando é introduzida uma delicada sonda no conduto auditivo da criança, que vai produzir o estímulo sonoro e captar seu retorno.

A Fonoaudióloga Renata Silveira Pires, realizou o Projeto que foi acolhido pelo Secretário de Saúde, Senhor Alvaro Tomaz, para que se tornasse possível que os bebês pudessem ter acesso às triagens neonatais em fonoaudiologia, sem se deslocar do município. Sendo assim, o Teste da Orelhinha passa a ser realizado no Postão abrangendo todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Triunfo, juntamente com o Teste da Linguinha que já é realizado, a partir do 3° dia de vida do bebê. As triagens neonatais são realizadas de forma gratuita.

IMPORTANTE: as crianças já devem ter cartão do SUS e cadastro no Sistema de saúde do Municipio para realizar o exame.

Maiores informações pelo fone/Whats: 3654-6479.