Associação Ecológica dos Recicladores da Ponte Seca (AECO), localizada em Triunfo/RS. Foto: Marcos Nagelstein/Agência Preview

Braskem e Quest/Zeppeiin oferecem
60 vagas em Triunfo

Jovens entre 16 e 21 anos da região de Triunfo-RS têm até a próxima quarta-feira (19/07) para se inscrever no Ateliê Criativo. O curso que teve as inscrições prorrogadas é totalmente gratuito e capacita jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico. Serão selecionados 60 participantes, divididos em três turmas de 20 pessoas. As aulas iniciam no dia 24 de julho. Os interessados podem se inscrever no link: https://forms.gle/VjYxb6phtgSStjPPA.

O curso possui carga horária de 192 horas, duração de cinco meses, em aulas realizadas duas vezes por semana. Os participantes terão acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais, computadores, além de máquinas para reciclagem do plástico e a transformação dos insumos em utensílios, ou obras de arte, como trituradora, injetora, máquina de compressão e fresadora. Após o período das oficinas, os alunos apresentarão individualmente um trabalho de conclusão que avaliará seu aprendizado.

“É neste cenário que o projeto poderá capacitar jovens sobre a melhor forma de reciclar e inovar viabilizando a economia circular, evitando que os materiais sejam destinados a aterros sanitários ou, ainda, descartados de forma inadequada no meio ambiente”, esclarece o gerente de relações institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.

O Ateliê Criativo é oferecido pela Braskem em parceria com a Quest/Zeppelin e utiliza como base a iniciativa Precious Plastic, do engenheiro e designer holandês Dave Hakkens, que combinou o uso de máquinas e técnicas para reciclagem do plástico. Este material é utilizado na produção de diversos produtos consumidos diariamente. Entretanto, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apenas 9% dos resíduos de plástico do mundo são reciclados, o restante é descartado em aterros sanitários, lixões e no meio ambiente.

“Acreditamos que a iniciativa possa contribuir para as comunidades locais, gerando oportunidades reais de renda, além do desenvolvimento de novas habilidades no setor da economia criativa. Ademais, a iniciativa desenvolverá a partir de um passivo ambiental objetos de alto valor agregado contribuindo positivamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirma Thiago Catelani, coordenador de projetos da Quest/Zeppelin.

O projeto está sendo desenvolvido simultaneamente nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia e agora no Rio Grande do Sul, onde a companhia está presente e tem como objetivo ensinar jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico.

SERVIÇO
Ateliê Criativo
Inscrições: até 19/07
Início das aulas: 24/07
Local das aulas: Antigo SENAI – Av. 13 de Maio, 1111 – Centro, Triunfo – RS

Link para inscrições: https://forms.gle/Tu8UAPAog59DDmPm6.

Jerônimo Silvello
Moglia Comunicação Empresarial