No dia 25 de Julho foi realizada no Teatro União, a Terceira Conferência Municipal de Cultura, nela foram elencados os principais desafios e metas para o setor cultural em Triunfo, também um panorama geral, das ações que já foram feitas em prol da cultura nos últimos anos. O início do evento se deu pela belíssima apresentação do piquete Aldeia Farrapa.

Fizeram-se presentes no evento o Secretário Municipal de Turismo e Cultura Rogério Pisetta, Representando a Secretária de Cultura do Estado Beatriz Araújo e coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, o vereador João Ernesto Rambor que estava no evento representando o Poder Legislativo de Triunfo, a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Turismo e Patrimônio, Luciana Nedel, entre outras autoridades e representantes do meio cultural, escritores, dançarinos, representantes de entidades tradicionalistas, dentre outros.

Após as apresentações, foi feita uma roda de conversa sobre a temática da conferência: “Segmentos culturais frente a realidade local e regional através da qualificação e efetivo fomento dos agentes da cultura”, fizeram parte Sr. Rogério Pisetta, Sr. Ruben Oliveira, Sr. Marcos Paula Silva da Luz, Gerente de Projetos da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul e como mediadora a Sra. Luciana Nedel. Foram debatidos dentre os mais variados assuntos, a valorização dos pontos de cultura, e a diversificação da cultura em Triunfo, também a participação de editais, elaboração de projetos, para maior captação de recursos para a área da cultura, também foi muito enfatizado a participação da comunidade cultural de Triunfo, no mapa da cultura, para que mais pessoas se cadastrem e estejam incluídas neste mapa, afim de estarem de acordo com a normativa para captação de recursos de novos editais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

O secretário Rogério finalizou o evento, explanando como a aproximação com o estado condiciona um melhor, entendimento das causas, enfatizou também a participação ativa do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Turismo e Patrimônio nas ações da Secretaria, assim como o apoio dos Poderes Públicos, entidades e sociedade civil em geral, na construção das políticas publicas culturais em Triunfo, reforçando ainda, a necessidade dos artistas e fazedores de cultura se cadastrem no mapa da cultura de Triunfo, para que possam ser beneficiadas e também para que o se torne mais rico culturalmente com ações e projetos.

Na ocasião foram escolhidos os delegados que irão representar Triunfo na Conferência Estadual de Cultura.