Na manhã do dia 13, na Ilha do Fanfa, cavaleiros, autoridades e comunidade se reuniram para a cerimônia de distribuição da Chama Crioula. 

Essa tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

E hoje, dia 14 de setembro na Praça Bento Gonçalves aconteceu a cerimônia de recepção da Centelha da Chama Crioula e também a abertura oficial da Semana Farroupilha. 

Os Festejos Farroupilha deste ano traz como tema o Centenário da Revolução de 1923. Os lenços, branco e vermelho, simbolizam um período da história do nosso Estado em que houve antagonismos e rivalidades políticas. O lenço é um dos símbolos mais fortes do gaúcho, seu orgulho e sua honra. 

Convidamos toda a comunidade para que prestigiem a programação que foi elaborada para a comemoração dos Festejos Farroupilha 2023.