Plastitroque mobilizou comunidades de Rio Grande, Triunfo, Nova Santa Rita e Porto Alegre

Iniciativa idealizada para fomentar a economia circular e apoiar as comunidades localizadas próximas às unidades da Braskem, o Projeto Plastitroque bateu recorde este ano ao arrecadar 10,2 toneladas de resíduos plásticos.  O montante – mais que o dobro das quatro toneladas coletadas em 2022 –  é resultado das quatro edições da ação realizadas entre os meses de abril a novembro nos municípios de Rio Grande, Triunfo, Nova Santa Rita e Porto Alegre.

No Plastitroque, garrafas plásticas, sacolas, tampinhas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos são pesados e convertidos em plasticoins. Os plasticoins são trocados por kits com alimentos e material escolar. Este ano, foram entregues 291 kits de material escolar e 1.513 kits de alimentação (equivalentes a 7,2 toneladas de mantimentos) aos mais de 855 participantes, entre estudantes, familiares e funcionários das instituições de ensino parceiras do projeto – respectivamente EMEF Ramiz Galvão, EMEF Serafim Ávila,  EMEF Miguel Couto e ACM Vila Restinga Olímpica. Os resíduos plásticos arrecadados foram entregues às cooperativas de reciclagem parceiras do projeto.  

O gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, comemora o aumento da quantidade de resíduo plástico recebida, o que sinaliza o sucesso do Plastitroque. “O crescimento da participação da comunidade mostra a atenção das pessoas para o programa, que tem por objetivo estimular o descarte adequado e a reciclagem. A educação é sempre um pilar essencial para mudanças de comportamento. E para preservarmos cada vez mais nosso meio ambiente, a educação ambiental é uma grande aliada”, afirma. 

Informações para imprensa, favor contatar:
José Pedro Jobim – josepedro@moglia.com.br – fone: (51) 9.9793.3300