Promovido por Braskem e Quest/Zeppelin, Ateliê Criativo beneficiou 60 jovens de Triunfo em uma jornada que uniu sustentabilidade, geração de renda e inclusão social

Objetos de arte e de design, mobiliário e até brinquedos produzidos de forma autoral tendo o plástico como matéria-prima. Esses são apenas alguns exemplos dos itens que compõem a exposição “Cria(a)tividade”. Inaugurada na terça-feira (28/11), a atração, que irá receber o público até 20/12, na Biblioteca Pública João Maia (Rua Demétrio Ribeiro, 40), em Triunfo, marca o encerramento da primeira edição do projeto Ateliê Criativo realizado no RS. Fruto de uma parceria entre a Quest/Zeppelin e a Braskem, a iniciativa beneficiou de forma gratuita 60 jovens de 16 a 21 anos em uma jornada de capacitação com carga horária de 192 horas de aulas práticas e teóricas e que uniu temas como reciclagem, arte, design, geração de renda e inclusão social.

Durante as oficinas realizadas desde o mês de julho, os participantes tiveram acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais, computadores, além de maquinário específico para reciclagem e a transformação do plástico para a criação dos objetos.

Parte da matéria-prima para as produções é oriunda do projeto Plastitroque, que arrecadou quase quatro toneladas de resíduos plásticos em ação realizada na EMEF Serafim Ávila, de Triunfo, em julho deste ano.

“Este é um projeto muito importante, pois une vários pilares que são marca da nossa atuação, como desenvolvimento sustentável, economia circular e responsabilidade social. Proporcionar que jovens desenvolvam questões de educação ambiental de forma criativa, com arte e design, torna essa iniciativa ainda mais especial”, destaca o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.

O projeto Ateliê Criativo utiliza como base a iniciativa Precious Plastic, do engenheiro e designer holandês Dave Hakkens, que combinou o uso de máquinas e técnicas para reciclagem do plástico. A iniciativa ganhou vida no primeiro semestre deste ano e, além do RS, foi articulada simultaneamente nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e  Bahia, beneficiando cerca de 300 jovens de baixa renda.

“É uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento de novas habilidades ao mesmo tempo em que gera oportunidades reais de renda na chamada economia criativa”, resume  o coordenador de projetos da Quest/Zeppelin, Thiago Catelani. Todos os itens da exposição “Cria(a)tividade” terão sua venda revertida diretamente para os alunos do projeto.

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José Pedro Jobim – josepedro@moglia.com.br – fone: (51) 9.9793.3300