Os associados do Hospital de Caridade Santa Rita, homenageiam a Entidade e a comunidade triunfense por esta importante data que comemoramos no dia 07 de março

No longínquo 07 de março do ano de 1949, um sonho se tornava realidade. Um grupo de homens e mulheres triunfenses, apoiados pelo poder público estadual e municipal, cortavam solenemente e emocionados, a fita inaugural do nosso Hospital de Caridade Santa Rita. Nesta homenagem que hoje prestam os associados, vamos nos deter a citar só os nomes dos ex-presidentes, para não cometer nenhum esquecimento de tantos e tantas pessoas benevolentes que já passaram pela Entidade e prestaram relevantes serviços.

  Um Hospital pode ser definido como: “a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar.” Na vida dos triunfenses o “Santa Rita” é tudo isso e muito mais, pois só saber que tem para se onde dirigir e chegar em momentos de dor, angústia e sofrimento, não tem preço!

  Nesses 75 anos de existência do “Santa Rita” houveram melhorias, reformas, novas obras, mas o mais importante a destacar são as pessoas que ali trabalham, fazem o acolhimento, dão os primeiros atendimentos, diagnosticam, medicam, alimentam, cuidam de tudo para que o tempo em que as pessoas necessitadas ali permanecem, seja mais leve possível e nos momentos derradeiros sejam humanos e solidários.

  O primeiro presidente do “Santa Rita” Dr. José Luiz de Freitas em 1944 por ocasião da morte do amigo Argemiro Machado Saraiva – “O Milo”, que morreu de apendicite estourada, não resistiu a demora no transporte feito pelo Rio Jacuí para chegar a Santa Casa em Porto Alegre, Freitas, junto com vários outros e outras triunfenses, sentiu-se motivado a idealizar um hospital para Triunfo. Em 1945 quando já eleito prefeito, declarou publicamente que dedicaria esforços na criação de um hospital. Em 07 de março de 1949 convocou representantes de todos os segmentos sociais do município e no Salão Nobre da Prefeitura, solenemente, realizou a instalação da Sociedade para Fundação e Manutenção do Hospital de Caridade Santa Rita. O nome foi uma homenagem a memória de sua mãe, Sra. Rita Moreira de Freitas. O local para funcionamento do Hospital de Caridade Santa Rita, seria o prédio até então ocupado pela Escola Afonso Machado Coelho, na Rua Osvaldo Aranha nº128 – Centro.

  Treze anos depois, em 1962, quase acontece uma tragédia: o presidente da época resolve fechar o Hospital e dispensar os funcionários. Surge então o movimento liderado pelo Padre Clemente Hillesheim com apoio da comunidade, em especial do Dr. Euclarides Oswaldo Boeira Pacheco e João C. Brietzke tomam a frente da entidade e também trazem as Irmãs de Caridade para auxiliarem na condução do Hospital. Padre Clemente preside o Hospital até 1973, pois mesmo doente ficainternado no “Santa Rira”, em apartamento especial até falecer em 25 de julho de 1973 e está sepultado no “adro” da Igreja do Senhor Bom Jesus do Triunfo, que ele tanto amava.

  Em 1999, por proposição do então vereador José Airton Ehelers foi realizada uma cerimônia na câmara de vereadores em homenagem a nosso “Santa Rita”, 50 anos de prestação de serviços relevantes em saúde comunitária.Também foi editada uma revista comemorativa dos 50 anos, pela Empresa Jornalística O Farrapo Ltda, tendo como jornalista Patrícia Ferreira da Silva que contou com inúmeras pessoas da comunidade para relatar tantos fatos e feitos importantes. 

MEMORIAL DOS PRESIDENTES:

– José Luiz de Freitas (1949 – 1957)

– Carlos Alberto Peracchi (1957 – 1959)

– Ignácio Sylvio Volkweis (1959 – 1961)

– Rui Viana Ferreira (1961 – 1963)

– Ignácio Sylvio Volkweis (1963 – 1967)

– Pe. Clemente Hillesheim (1967 – 1973)

– Pe. Aloysio Ireno Flach (1973 – 1987)

– Dirceu Fornari Costa (1987 – 2001) 

– Ruben de Borba Kersting (2001 – 2004 / 2004 – 2005)

– João Carlos de Sousa (2005 – 2006)

– João Carlos de Souza (2006 – 2008 / 2008 – 2010)

– Jaime Adair Carvalho Garcia (2010 – 2012 / 2012 – 2013)

– João Carlos de Souza (2013 – 2014 / 2014 – 2015)

– João Antônio Braga da Silva (2015 – 2016)

– Beno Bonzanini (2016 – 2018)

– José Airton Ehelers (Empossado em 28/03/2018)

– Intervenção – Valdair Gabriel Kuhn – Decreto nº 2.509 de 19/03/2018

– Interventor – Orison Donini Cezar Junior – Portaria n° 697 de 30/05/2018

– Portaria 581/2019 -Petrônio José Weber

– Portaria 713/2019 – José Airton Ehlers

– Portaria 274/2021 – Álvaro Tomaz Castro de Souza

ORGANOGRAMA ATUAL DO SANTA RITA

Médicos: 

Urgência/Emergência – 11

                Pediatria – 7

                Equipe Cirúrgica – 9

Serviços prestados:

Atendimento Urgência/Emergência

Atendimento Pediátrico

Cirurgias de Urgência e Eletiva

Serviço de Raio X

Transferências 

São reguladas pelo Estado no Sistema Gerint

– 1 ambulância

Atendimentos:

Total de atendimento mês – 3204

Atendimento Paciente/Dia – 360

Colaboradores: 120 

  Neste momento em que comemoramos os 75 Anos do Hospital de Caridade Santa Rita, buscamos os ex-presidentes para deixarem sua mensagem. 

Jaime Adair Carvalho Garcia: Sócio da Fundação Hospitalar Santa Rita desde meretorno para minha querida Triunfo em 1991, após vinte anos afastado desta minha terra, fui levado para os quadros da Fundação pelaamiga e Sócia Odiva Cassep, passando a fazer parte das lutas em prol de nossa Instituição.

Exerci dois mandatos como Presidente, bem como outros na qualidade de Vice-Presidente. Dediquei uma grande parte de meu trabalho a esta nossa querida Instituição, tendo inclusive representado a mesma judicialmente naqualidade de Advogado/Procurador em inúmeras causas, sempre em trabalhvoluntário e sem custo para a instituição. Quando no exercício de cargos na administração da Instituição, inúmeras foram as lutas pelo bem de nosso Hospital, sendo que por diversas vezestivemos de enfrentar adversidades, tanto junto à administração municipal como junto às administrações estadual e federal. Cumprindo salientar que junto àadministração municipal, durante minhas gestões, sempre fomos bem acolhidos e tivemos em grande parte, nossos pleitos acolhidos pelas administrações da época.

Portanto, membros da comunidade, cumpre-nos prestar nossas homenagens diante dos 75 anos de fundação de nosso Hospital de Caridade Santa Rita, pelos valorosos serviços prestados pelo seu corpo médico, bem como de todo seu corpo funcional.

João Antônio Braga da Silva: “Eu tenho uma gratidão imensa aos Associados da Fundação e Manutenção do Hospital de Caridade Santa Rita, por me aceitarem no encargo de Vice-Presidente e Presidente, num período em que o Hospital teve várias alterações todas, infelizmente, em prejuízo ao atendimento da população triunfense como o fechamento do bloco cirúrgico, da obstetrícia, do berçário e etc., exigindo grande esforço do Conselho de Administração para buscar soluções para tornar o Santa Rita minimamente eficiente. Foi através de muitas reuniões dos Associados com o poder Público Municipal que culminou com a intervenção Municipal. Tenho gratidão a todas as pessoas que convivi, pois contribuíram para que minha experiência, como presidente desta Entidade de Saúde de nosso município. Agradeço ao Conselho de Administração, onde muitos conhecimentos adquiri através de reuniões com equipe de funcionários, enfermagem, médicos, colaboradores. Para um relato mais claro, teríamos que pesquisar, entrevistar várias pessoas e ver arquivos. Não me sinto em condições de descrever fatos e ou detalhar agradecimentos, posso esquecer algum de meus Amigos. Rogo a Deus que inspire e ampare todos os profissionais, funcionários, associados e comunidade triunfense para tornar nosso Santa Rita”,eficiente em atendimento e tratamento da saúde de todos nós.” 

Beno Bonzanini: Na nossa gestão foi construído, com recursos próprios da Entidadeo Centro de Material e Esterilização (CME), onde estava localizada a Capela. Este Centro retirou a Entidade da primeira interdição e possibilita que todo o material usado nos procedimentoshospitalares seja esterilizado ali mesmo, evitando custos de contratação permanente, de serviços externos. Posso dizer que a gente não precisa ter curso superior para administrar uma Entidade, pois é como uma empresa, e eu sempre trabalhei com empresas. O contrato de funcionamento de parceria com a prefeitura funcionou rigorosamente bem nos dois anos que estivemos na direção desta entidade. Não teve nenhuma demissão, mesmo que não tínhamos nenhum serviço para prestar ao município. Terminamos o mandato com superávit e todas as contas pagas e tributos recolhidos. Sou feliz, pois contei com a colaboração de toda a diretoria e sigo com muito orgulho em ter bem administrado esta Entidade que salva vidas! Parabéns ao nosso “Santa Rita”!

José Airton Ehelers: A minha história e do Hospital Santa Rita se aproximam, pois ali nasci em sete fevereiro de 1954, cinco anos após a sua fundaçãoA primeiracirurgia realizada no bloco cirúrgico em 1949, teve com paciente o meu avô, Pedro Celestino dos Santos, mais conhecido Pedro Estrela, inclusive sócio fundador e colaborador do nosso hospital.  Posteriormente meus quatro filhos também vieram a nascer no nosso “Santa Rita”. Em algumas situações usamos o Santa Rita para cirurgias de familiares.  “Em 2017, quando o hospital entrou em crise, chegando a ter o bloco cirúrgico, maternidade e outros setores interditados, tivemos uma audiência pública na Câmara para encontrarmos uma solução, foi quando resolvi concorrer à presidência da entidade, sendo eleito com 90% dos sócios, juntamente com o saudoso Auro De Souza como Vice, porém um Decreto de intervenção nos impediu de assumir, passando a Entidade a ser administrada pelo IACS. Passado este período a nova administração nos contactou e como tinha sido eleito nos tornou interventor. Fizemos uma reforma em toda a hotelaria, ar condicionado, inclusive em certo momento as cozinheiras pediram para colocar o ar condicionado na cozinha, então fizemos a troca do fogão a lenha pro um a gás e uma nova geladeira. Enfrentamos todo o período de Covid 19 e infelizmente o bloco cirúrgico que já estava pronto, inclusive com inspeção da Vigilância Sanitária, não pode ser utilizado pois aquela ala foi utilizada toda para atender os pacientes de Covid 19.      Conseguimos com o apoio da comunidade e do Comércio local, trocar vários leitos, o problema da instalação elétrica do gerador foi resolvido E naquela época ali até o tempo que eu estive ali nunca faltou o repasse mensal de valores para hospital através de convênio. Então agora o Bloco Cirúrgico está funcionando, mas não se fala em Maternidade, isso é uma coisa que eu sinceramente não me conformo. 

  Em 1999 quando o nosso Hospital completou 50 anos e eu tive a felicidade de ser o vereador proponente da realização então de uma cerimônia na câmara de vereadores em homenagem a nosso “Santa Rita”. foi um ato muito bonito naquela época os nossos 50 anos de realizações.

  Neste momento que o nosso hospital está completando 75 anos quero deixar aqui a minha homenagem a minha satisfação e eu tenho a dizer que eu sou muito agradecido por essa oportunidade, quero agradecer a todos as entidades, clube de serviços, comércio, a comunidade em geral, inclusive na doação e confecção de roupas de cama, mas o principal é que nós conseguimos foi evitar que o hospital acabasse fechado e fosse completamente interditado. Felizmente nós conseguimos com o auxílio da comunidade, pelo que sou muito agradecido, mas principalmente sou muito agradecido pela maneira como o nosso Hospital sempre tratou os nossos pacientes. Isso aí é muito bom, é muito confortador e nós temos que olhar para frente e sempre dar para o nosso hospital mais e mais condições, ainda mais porque somos um município privilegiado que obrigatoriamente tem que gastar 52 milhões com a saúde. O município de Triunfo investe em saúde mais que o orçamento total de alguns municípios vizinhos. Então vamos botar fé e vamos dizer todos nós juntos fazendo um trabalho de união. Minha homenagem a todos aqueles que contribuíram na Fundação do Hospital Santa Rita e conseguiram continuar também com a Sociedade Mantenedora do Hospital Santa Rita até os dias de hoje. Parabéns à família “Santa Rita”!

  Finalizando, os associados da Sociedade para Manutenção do Hospital Santa Rita fazem esta mensagem para todo o corpo Clínico, técnico e administrativo. “Recebam o nosso respeito, valorização e reconhecimento pelo trabalho realizado e esperamos que tenham sempre a inspiração que vem do senso de fraternidade que todo ser humano traz como essência. In memoriam, rendemos homenagens a todos os benfeitores(as) do “SantaRita”, sejam eles do corpo clínico e funcional do Hospital, ou das administrações municipais e empresários”. Em nome dos associados do “Santa Rita” escrevi este singelo texto, que conta com depoimento de alguns ex-presidentes, para registrar esta significativa data de aniversário, os 75 anosComo associada, dizer que também sinto orgulho em ter colaborado junto a uma diretoria. Como paciente,registrar que tanto eu como meus familiares sempre fomos muito bem atendidos nos momentos em que necessitamos. Posso dizer: Humanidade no atendimento faz a diferençae no “Santa Rita” temos isto”. Odila Lourdes Rubin de Vasconcelos.