Foram três dias repletos de homenagens. Poesia e Cia nas Escolas e Festival de Coros
A abertura da semana aconteceu na Escola Farroupilha, no dia 18 de abril, uma manhã de sol de outono super agradável. Toda a Escola participou, mostrando total integração com a proposta da Fundação Cultural Qorpo-Santo no projeto Poesia e Cia no Farroupilha.
“A ETM Farroupilha teve a felicidade de participar da abertura do projeto “Outonando Qorpo-Santo, poesia e Cia”. Foi um momento cultural muito importante, em que alunos do ensino fundamental e médio, organizados pelasprofessoras de Português, apresentaram poemas, música e teatro, em homenagem à passagem do aniversário do escritor e dramaturgo triunfense Qorpo-Santo.”Comentou a diretora Rose Schalemberger.
O Diretor EMEF Escola Cândido Justiminiano de Carvalho, Thiago Sutil destaca. “A poesia pode ser uma ferramenta poderosa para promover a expressão criativa, o desenvolvimento linguístico e a apreciação da arte entre os alunos. O Outonando Qorpo Santo oferece uma oportunidade única para os alunos se envolverem com a poesia de maneira significativa, promovendo tanto o aprendizado acadêmico quanto o crescimento pessoal. Esse trabalho refletirá a importância e os benefícios dessa experiência para os alunos e a comunidade escolar. Aguardamos os próximos eventos.”
Ainda na sexta-feira, na Escola Estadual Professor Afonso Machado Coelho, o diretor Claudio Humberto da Costa destaca emocionado. “A sexta-feira à noite na Escola Afonso Machado Coelho foi um encanto cultural. A Fundação Cultural Qorpo Santo e a escola Afonso realizaram uma noite riquíssima; homenagens a Iracema de Alencar e a Qorpo–Santo, dois filhos ilustres da cidade de Triunfo, reconhecidos internacionalmente por sua contribuição as artes cênicas. Sendo José Joaquim de Campos Leão, o aclamado Qorpo–Santo, razão de seminários e muitos estudos. Mas também, homenagens aos Povos Originários e ao dia nacional do livro infantil. Foram momentos radiantes com o esplêndido CoralIntegraSom da Fundação Cultural QS. A apresentação dos alunos do CAT da escola abordando o clássico Emília de Monteiro Lobato, e coroando a noite uma encenação “Relações Naturais de um Qorpo”, com Eunice e Odila. Com a falta de energia elétrica, as apresentações de Poesia e Cia na Afonso continuaram sob o luar, abraçado por aplausos que ecoaram ao longe o encantamento de todos os presentes às incríveis apresentações. Escola Afonso e Fundação Cultural Qorpo-Santo, uma parceria valiosa para a sociedade triunfense.”
Finalizando a programação do Outonando Qorpo-Santo – 12ª edição, no domingo de manhã, na Igreja do Senhor Bom Jesus aconteceu o 1º Festival de Coros IntegraSomque trouxe para nossa cidade os Coros de Osório, Canoas, Montenegro (2) e o nosso coral IntegraSom, da FCQS que cantaram três canções cada um, deixando as pessoas encantadas com as melodias. Com isso a Fundação Cultural Qorpo-Santo encerrou com chave de ouro mais um Outonando, reverenciando dois filhos ilustres: José Joaquim de Campos Leão – Qorpo-Santo e Ida ElziraKerber – Iracema de Alencar.
Fotos da comunidade.