A Fundação Cultural Qorpo-Santo realizou o primeiro Recital do Coral IntegraSom
e Mostra de Teatro do grupo Cena Qorposantesca

   Na noite de 22 de julho de 2023, com o Teatro União lotado, a comunidade triunfense pode participar de um belo evento cultural, o primeiro Recital do Coral IntegraSom e Mostra de Teatro do grupo Cena Qorposantesca.

   O Recital é parte do projeto Canto Coral, desenvolvido com a regência do professor Maiquel da Silva, com apoio da Emenda Impositiva Nº42, da vereadora Marizete Cristina de Freitas Vaz. A Mostra de Teatro é parte do projeto de cinco Oficinas de Teatro com a coordenação de Cassiano Azeredo e Maicon Missoi, com recursos da Emenda Impositiva Nº 64, do Vereador Adriando Costa da Silva. Os dois projetos contam com apoio da Prefeitura Municipal de Triunfo através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e, são realizados pela Fundação Cultural Qorpo-Santo.

   O Regente do Coral IntegraSom, Maiquel da Silva declara emocionado: ” A música tem o dom de transformar as pessoas, e nós estamos nos deixando ser transformados…”

O que representou para mim, a noite do dia 22/7/2023? O primeiro Recital do Coral IntegraSom? Não somente! A estreia de muitos? Não somente!

Representou o amor incondicional que vai além de todas as coisas imagináveis que temos pela música.

Demonstrou que a música transforma, a dor em amor, a tristeza em felicidade… Demonstrou o que que se pode fazer quando juntamos pessoas do bem, pessoas que tem condições de dar amor através da música.

Foi uma das noites mais felizes da minha vida! Pois senti a presença do meu pai Dedelo, o tempo todo acompanhando o grupo! Abençoando cada voz angelical que ecoou no Teatro União. Uma das melhores sensações da minha alma!…

Sou grato pela confiança de minha grande amiga Odila Rubin, da Fundação Cultural Qorpo-Santo, pela confiança, e por tudo que começou há tantos anos, junto com o meu saudoso pai.

Desejo que possamos expandir cada vez mais a Cultura da Música e do Amor através da música e do canto, junto com a Fundação.

Meus amados cantores… O que falar… Somente agradecer pelo carinho, pelo empenho, principalmente pelo amor que vocês têm demonstrado ao projeto Canto Coral.

Somos humanos, erramos, mas buscamos sempre o nosso melhor e isso é algo maravilhoso. Vi nas expressões de vocês o amor pelo grupo, pela música e pelo momento… me emocionei muito. Finaliza Maiquel.

A Primeira Mostra de Teatro do Grupo Cena Qorposantesca, que encenou a Peça “ESTAÇÃO FANFA – Sobre os Desvios que a Vida não Fez”, trouxe cenas fortes, com muito significado que emocionaram o público. O Professor Cassiano Azeredo, também diretor da Marca Produções Culturais, de Montenegro, nos deixa seu comentário sobre a Mostra.

   “Para nós foi muito significativo ter visitado esse momento tão triste da história da nossa comunidade. O Acidente dos trens na Estação Fanfa marcou pessoas e gerou memórias que perpassam a marca do tempo. Penso que vale a máxima, “canta tua aldeia e serás universal”. Aqui temos histórias que nos formam e nos identificam. Relembrar e colocar no palco essa história, para além de apenas rememorar esse acontecimento trágico é também para nos lembrar que podemos e devemos pensar e agir coletivamente. Feliz ainda por ver bom teatro sendo produzido aqui em Triunfo, feito por pessoas daqui, e dentro do Teatro União que é tão importante para nossa história.”

Fotos Gustavo de Azeredo