Plastitroque na Escola Miguel Couto em Nova Santa Rita. O Plastitroque é um projeto focado na temática de Economia Circular que tem como objetivo promover educação ambiental nas comunidades do entorno das operações da Braskem. FOTO: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

Ação da Braskem na EMEF Miguel Couto mobilizou comunidade escolar, que em troca recebeu 140 kits de material escolar e 560 kits de alimentos

A comunidade escolar da EMEF Miguel Couto, em Nova Santa Rita, mobilizou-se esta semana em torno de uma atividade prática e educativa sobre o descarte correto e a reciclagem de resíduos plásticos. Por meio do projeto Plastitroque, da Braskem, alunos, pais e professores tiveram a oportunidade de colaborar com a preservação do planeta. Durante a ação, realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, foram arrecadados 2.845,83 kg de resíduos plásticos. Em troca, os alunos receberam 140 kits de material escolar e 560 kits de alimentos.

A iniciativa da Braskem foi realizada dentro da própria escola, onde os materiais são arrecadados, pesados e convertidos em plasticoins, moedas simbólicas que equivalem à quantidade de materiais entregues e que são usadas na hora de resgatar os kits. Na EMEF Miguel Couto foram disponibilizados 700 kits para os três dias de Plastitroque, que recebe exclusivamente materiais plásticos como garrafas, tampinhas, sacolas, embalagens de produtos de limpeza, embalagens de iogurte e suco, entre outros. 

A Cooperativa de Recicladores COOADESC, de Porto Alegre, atuou como parceira nesta ação, ficando responsável pelo recolhimento dos resíduos e incrementando assim a geração de renda e trabalho para os recicladores. “O Plastitroque está alinhado ao compromisso da empresa para neutralizar emissões de carbono até 2050 e contribuir para um futuro melhor para todos. Ao incentivarmos a importância da reciclagem e promovermos ações nas escolas e comunidades, ampliamos esta consciência sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, afirma Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul.

Sobre o Plastitroque

No Plastitroque, garrafas plásticas, sacolas, tampinhas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos são pesados e convertidos em plasticoins. Os plasticoins são trocados por kits com alimentos. Cada 2 quilos de resíduos, por exemplo, equivale ao kit 1 (1 caderno de 96 folhas, 1 caneta, 1 lápis, 1 borracha, 1 apontador, 12 lápis coloridos e 12 canetas hidrocor) e 4 kg rendem 1 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 litro de leite, 1 pote de achocolatado, 250 gramas de café, 500 gramas de farinha de milho e 1 gelatina.

No ano passado, o programa arrecadou 4.028,82 quilos de resíduos sólidos, que foram trocados por alimentos em escolas públicas. No total, foram distribuídos 1.208 kits de alimentos, compostos por itens como leite, achocolatado, arroz, feijão, entre outros, totalizando 6,17 toneladas, além da entrega de brindes que incluíram suportes para celular, copos, squeezes, fones de ouvido ou caixas de som bluetooth. A ação aconteceu em quatro cidades gaúchas: Rio Grande, Nova Santa Rita, Triunfo (duas edições) e Porto Alegre, beneficiando 1.267 jovens e seis cooperativas de reciclagem.

Moglia Comunicação